O QUE É GALVANOPLASTIA

     A galvanoplastia é um  tratamento cujo nome homenageia o físico e químico italiano Luigi Galvani (1737-1798), que descobriu o galvanismo (eletricidade na contração muscular).
    É o processo utilizado na prateação, na niquelagem, na cromagem, entre outros. Consiste na transferência de íons a partir de um metal em um substrato para outra superfície (metálica ou não) através da eletrólise. No objeto cuja superfície comer o polo negativo de uma fonte de energia, o cátodo,  ocorrerá a redução do metal que será depositado na superfície; enquanto o metal que sofre a oxidação deve ser ligado a um polo positivo, o ânodo. As reações não são espontâneas. É necessário fornecer energia elétrica para que ocorra a deposição dos elétrons na corrente contínua enquanto o metal que dá o revestimento é ligado ao polo positivo.
     Utilidades:
     - melhora na condutividade;
     - auxílio na soldagem;
     -estética;
     - aumento da dureza superficial;
     - resistência a temperatura.
     A galvanização ou eletroformação é todo o processo de galvanoplastia em que os metais são revestidos por outros mais nobres, geralmente para proteger da corrosão ou para fins estáticos/decorativos. Assim, caso haja danificação, será sempre mais fácil trocar o material revestidor que o revestido.






Nenhum comentário:

Postar um comentário